Páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2023

MAIS PÉROLAS

As mulheres, é aguenta-las e não entendê-las.

A alma das mulheres tem muitas vezes mais evasão nestes laços da monotonia e da sensibilidade do pequeno curso. ... preferiam imaginar as diversas vidas disponíveis ao coração e à mente, a ter de consagrar-se a qualquer uma delas.
... amavam essa independência única do corpo sem sujeição e sem descoberta das suas próprias prisões. A virgindade era de facto o seu território de liberdade. E passeavam-se nele, com a agradável festa interior que é a vida sem consentimentos e descuidada de experiência.

... olhos de egua...ele sabia que certa beleza da burguesia é vulgar e não valia os atávicos defeitos duma raça, como o beiço Bourbon e o pé avantajado das filhas de Carlos Magno, que carregavam aem esforço um amante às costas..

Casar comigo? 
... É uma honra- repetiu ela, como se acalmasse um doido. No viveiro sempre se tratavam assim os homens: com prudência e enganadora cortesia. Eles eram susceptíveis e capazes de extremas atitudes.

... tinham pelas mulheres em geral uma curiosidade benévola que as situava ao nível de selvagens colonizados. Ao mesmo tempo compreendiam, sem muita ciência, o coração da mocidade, vazio de motivos e inventor de situações. Josefina não estava carecida de ternura, era uma mulher que evitava resolver a sua vida por meio de submissão....fez-lhe presente duma quantia em dinheiro e dumas luvas de lã.

A mulher parecia-lhe um caso híbrido de peixe de pele lisa, azulada. E quando usava o seu vestido preto, que pingava como uma barbatana caudal, a ilusão fazia-se maior.

Porque repetiam tão incansavelmente as suas decepções? Provavelmente porque elas representavam um meio seguro de viver, sem o receio da perda que constrange o homem desde que nasce. Eles diziam não à angústia, porque decifravam a importância do fracasso.

... a gente da casa da Teixeira não perseguia senão a incúria, e o triunfo era para ela sagrado. Pela primeira vez, até onde a memória podia alcançar, um homem tinha êxito naquela casa.  Ela sempre fora erguida e amparada por mulheres, através de sacrifícios obscuros e astúcias vingativas e austeras, contrárias a todo o valor aristocrático. Os homens ficavam voluntariamente excluídos dessa trapaça insidiosa em que se governava a propriedade tantas vezes em crise.  Nunca houvera a iminência dum naufrágio verdadeiro; e os homens não intervinham, até contribuiam para a derrota da família, jogando e amando mulheres fáceis, fazendo bastardos e produzindo dívidas.

Isabel de Portugal, fêmea-tipo da Ínclita geração, ao casar com Filipe o Bom, sacou um dote semelhante às despesas para a tomada de Ceuta; e outra Isabel, na mão que deu a Carlos V, levou um dote de novecentos mil cruzados, fora os cinquenta mil da viagem e enxoval. A tomada de Diu custou apenas duzentos mil cruzados, pelo que fazer amor resultava mais caro do que fazer a guerra.

Não há dúvida de que D. Sebastião foi uma figura histórica interessante. Não como exemplo de utopia ou um continuador de rotas comerciais mas como um portador de ruínas, que é a mais profunda vocação dos homens.

O amor é um diagnóstico e não um sentimento. A noção de vida e de alegria, isso é um sentimento.

O Mosteiro, Agustina Bessa-Luís 

Sem comentários:

Enviar um comentário