Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Viena 27/5/1987 - Porto 15/4/2015


Em 1987 o Porto só tinha 3 pontes,  a entrada na cidade fazia-se geralmente pela Ponte D. Luis, Portugal tinha entrado há um ano e meio na - então - CEE e ainda éramos todos pobrezinhos, acabadinhos de sair da crise de 1983 que conduziu ao segundo resgate do FMI, a Auto-Estrada do Norte tinha uma lombriga a Sul e outra a Norte, com mais de 200km de EN1 de permeio, os jogadores de futebol ainda não tinham descoberto a metrossexualidade e tinham grandes bigodes, grandes guedelhas e calções muuuuuito curtinhos, que mostravam alguma falta de trabalho muscular.
Em 1987 o futebol ainda era um jogo de onze contra onze e no fim ganhava a Alemanha Federal (sim, porque em 1987 ainda havia Muro em Berlim e duas Alemanhas divididas...)
Em 27/5/1987 o F. C. Porto ganhou por 2-1 ao Bayern de Munique e com isso conquistou a sua primeira taça europeia e fez Portugal vestir-se de azul e branco. Só foi pena que um dos seus mais emblemáticos jogadores, Fernando Gomes, não integrasse aquela equipa forjada por Pedroto e guindada para o Olimpo por Artur Jorge.
Passaram-se quase vinte e oito anos e Portugal pouco tem em comum com o Portugal de 1987, excepto no que respeita ao terceiro resgate, que confirma a endemia da nossa pobreza.
Em 15/4/2015,  o F. C. Porto voltou a vencer o Bayern. Infelizmente não foi na final e não sabemos se consegue, sequer, ultrapassar a eliminatória.
Mas, para já, sinto a mesma alegria de há vinte e oito anos e saltei com o terceiro golo.
E amanhã  vou vestir-me de azul e branco...


Sem comentários:

Enviar um comentário