Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

À NOITE NO MUSEU (2)

As peças de que os livros falam

A próxima visita ao Museu do Oriente no âmbito desta actividade é já no dia 27 de Fevereiro, às 19h30, e incluirá uma parte da exposição temporária Jóias da Carreira da Índia.
O livro que serve de mote é Goa ou o Guardião da Aurora, de Richard Zimmler.
Não sendo a leitura obrigatória, ler o livro ajuda a compreender e a contextualizar melhor a visita, para além da oportunidade de reler obras já conhecidas ou passar a conhecer novas obras e novos escritores.
Às 6.ªs feiras o Museu está aberto até às 22h00 e é grátis das 18h00 em diante, pelo que se pode ainda aproveitar para visitar exposições temporárias ou mesma a permanente.
As inscrições efectuam-se no site do Museu, por email ou por telefone para o Serviço Educativo.
SINOPSE
Na colónia portuguesa de Goa, no final do séc. XVI, a Inquisição fazia enormes progressos na sua missão de impedir todos os `bruxos` - quer fossem nativos hindus, quer imigrantes judeus - de praticarem as suas crenças tradicionais. Os que se recusavam a denunciar outros ou a renunciar à sua fé eram estrangulados por carrascos ou queimados em autos-de-fé. Ao viver nos limites do território colonial, a família Zarco consegue manter firmes as suas raízes luso-judaicas. Tiago e a irmã, Sofia, gozam uma infância tranquila, aprendendo com o pai a ilustrar manuscritos e mergulhando no caos inebriante das festividades hindus celebradas pela sua amada cozinheira Nupi. Quando as crianças atingem a idade adulta, a família é destroçada quando primeiro o pai e depois o filho são presos pela Inquisição. Mas quem poderia tê-los traído?

Sem comentários:

Enviar um comentário